SOBRE

O Biztalk


Biztalk Server é uma poderosa ferramenta de Integração da Microsoft. Integração é a troca de informações entre diferentes softwares, através de diferentes tecnologias, como SQL, SOAP, SAP, FILE, FTP, HTTP, HTTPs, e etc.

Ok, mas porque usar o Biztalk e não desenvolver uma aplicação comum em .NET, ou outra linguagem de programação? Porque o Biztalk é um modo rápido, flexível e seguro de trabalhar com as suas mensagens. Vamos dar um exemplo simples, porem real. Imagine o seguinte cenário: Uma empresa conecta-se diariamente em um órgão federal, para enviar e receber informações através de FTP no formato txt. Em um dos vários processos, é necessário, receber o arquivo, identificar qual o tipo de informação de cada linha do txt, e assim, decidir em qual tabela do Banco SQL inserir os dados. Para resolver esse problema com .NET, devemos ter o cuidado de não sobrecarregar o servidor, trabalhar com transações para poder dar rollback na aplicação em caso de erros, enfim, é uma tarefa gigante, que exige muito tempo para ser feita. Isso se o negócio não decidir alterar a forma de comunicação, de FTP para WebService, ou alterar o formato da mensagem, o que implicaria em jogar quase tudo o que foi desenvolvido fora. Com o Biztalk essa tarefa é relativamente simples, e se o negócio decidir alterar o escopo inicial do projeto, o analista consegue sem nenhuma dificuldade, de forma flexível, atender o novo requisito.

O Biztalk suporta a comunicação entre as diversas tecnologias citadas acima e também é possível criptograr mensagens, usar certificado digital, e por ser totalmente baseado em .NET, suporta criação de componentes customizados, execução de dlls de terceiros, e etc. Trabalha com os padrões desenvolvidos e recomendados pelo W3C (XML, SOAP, BPEL, etc..), dessa forma, garante a compatibilidade com todos que utilizam estes padrões.

O produto é indicado para pequenas integrações diárias, porém constantes. Não é indicado, por exemplo, para migrações de Bando de Dados. Isso quer dizer que é indicado para processos que exigem várias integrações de pequeno tamanho ao invés de uma única integração gigante.

O Blog

O Biztalk Brasil nasceu com o propósito de complementar a documentação oficial da Microsoft com casos de sucesso, também tem o objetivo de compartilhar experiências profissionais, conceitos, dicas e opniões de grandes especialistas no produto. 





BizTalk 360

Visitas

Arquivo do blog